quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Qual método utilizar?

Descobri, desde muito cedo, que para aprender a tocar qualquer instrumento precisamos utilizar um método, alias, qualquer coisa que envolva Criatividade deve ser utilizado um método, seja para desenhar, fotografar, tocar, isso significa que para ser criativo precisamos criar estruturas lógicas de aprendizado através de uma metodologia correta. Um momento, não tem algo errado com isso não? Quando me interessei por aprender a desenhar um dos métodos que vi parecia algo como aquelas apostilas de Origami baixadas na Internet, tipo assim: 1. Faz uma bolinha, 2. Faz uma bolinha embaixo um pouco mais gordinha e 3. Um Leão pronto na Floresta com a Juba sendo levada pelo vento. Me senti um completo deficiente mental por nunca ter conseguido desenhar o maldito Leão com um método tão simples como esse.

Quando me interessei em aprender violino soube que existiam vários métodos, os mais conhecidos são: Método Suzuki (não é a moto), Método Fischer (nada a ver com fermento), Método Hoffman (também nada a ver com o ator) e o Método Maia Bang que é baseado nos modernos estudos do Professor Leopold Auer (que não faço a mínima ideia de quem seja essa pessoa) com o qual o autor teve a feliz oportunidade de estudar. Todos esses métodos possuem, obviamente, um livro (que devemos adquirir) com os detalhes básicos e um monte de partituras (que me fizeram lembrar do Leão) para exercitar e um professor. Sim, meu amigo, pois não existe maneira humana de se conseguir aprender com qualquer desses métodos sem o auxílio de um professor, a menos que já seja um músico formado, ai qualquer um desses métodos pode ajudar.

Então, para aprender, resolvi criar uma compilação de todos esses métodos conhecidos e transformá-los em algo que uma pessoa normal pudesse conseguir sair do outro lado (afinal, já gastei todo meu dinheiro com o violino). Porém, se pensa que ocorrerá algum milagre e do dia para noite estará tocando como Jascha Heifetz, pode esquecer. É preciso um bom esforço de sua parte e (como já expliquei isso significa uns 30 minutos diários para) realizar com calma e paciência todos os exercícios. Os exercícios é o que todos os métodos tem em comum, e todos são executados com músicas conhecidas, entretanto as partituras são colocadas de modo que o estudante olhe e diga: "Tá Louco?", então vou simplificá-las o máximo que puder, assim, em pouco tempo estaremos tocando, e como naqueles programas de emagrecimento no qual poderá comprovar os resultados.

Obrigado e até a próxima (com nossa primeira aula)
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário