quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Primeira Aula - Brilha, Brilha Estrelinha

Lembro que este é um curso pessoal, estou apenas compartilhando uma fórmula que vem me ajudado a tocar o violino. Nessa primeira aula, existe uma regra muito simples: é preferível praticar 30 minutos por dia, todos os dias, do que um final de semana inteiro. Uma frase que um músico me falou: pratico os dias que almoço. Nosso cérebro absorve toda informação nova, porém quando está cansado, processa tudo no "piloto automático". Resumindo, não adianta pegar um final de semana inteiro e durante 2 horas tentar tocar, o máximo que conseguirá é se chatear com o instrumento e não sentir mais vontade de usá-lo.

Para iniciar a prática, executaremos uma música que tradicionalmente todo professor ensina como primeira música, é uma antiga canção popular inglesa que se chama Twinkle, twinkle little star e é muito conhecida pelas crianças. Sigamos os passos para tocá-la:

1º) Afinar o instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixar e imprimir a apostila com a música: Aula 01 (arquivo de som)

Como usar corretamente a Apostila da Música


Como primeiro passo realizamos a marcação do Metrônomo no tempo de 60 bpm e executamos cada nota nessa batida. Ao sentirmos seguro, gradativamente vamos aumentar a velocidade da batida até chegar a 100 bpm.

Todas as partituras estão gravadas em formato MIDI (ao som de piano clássico) que podem ser reproduzidas em qualquer computador, e esses arquivos estão com a velocidade de 100 bpm. Ao chegarmos ao nível de velocidade de 100 bpm, abandonamos o Metrônomo e contamos com o acompanhamento de um teclado, que será de grande ajuda.

Em quanto tempo devemos executar todos esses passos? Não devemos permitir pressa e imediatismo, executamos cada exercício com calma até sentirmos totalmente confortáveis. Como disse, estudaremos no máximo por 30 minutos todos os dias para nesse período buscarmos baixar o nível de Stress e não aumentá-lo.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

Um comentário:

  1. ATENÇÃO - Se voce baixou a apostila antes de 31/12 baixe novamente pois a mesma continha um erro na descrição da nota D (ré)

    ResponderExcluir