domingo, 26 de dezembro de 2010

Afinações

Sei que a vontade de tocar o Violino é enorme, afinal gastamos uma nota, porém é nessa hora que mais se necessita de uma única coisa: paciência. Recomendei a compra de um afinador pois sem este item será quase impossível afinar corretamente seu instrumento, mas alguns macetes são simplesmente indispensáveis.

1º Passo) Afinar o Arco

Normalmente o Violino se encontra com o arco frouxo (e é ideal que ao guardar o violino ele esteja frouxo), ou seja, se tentar tocar o máximo que vai conseguir é fazer a mesma coisa que fiz por inexperiência, perder alguns fios (sim, isso mesmo aquilo são fios de crina de cavalo, menos mal, pois antigamente era feito de tripa de Carneiro), deste modo, devemos primeiro esticá-lo. Observe que no lado que você irá segurar o arco, na ponta, existe como se fosse um parafuso, então, simplesmente vá girando até que a crina (os fios) fique "puxada", cuidado, não é para exagerar e tensar demais o arco.

2º Passo) Afinar o Violino

Essa é a parte mais complicada, diferente de um violão que muito raramente arrebentamos uma corda neste processo, no violino é a coisa mais fácil de acontecer, primeiro coloque seu afinador perto o suficiente para captar o som e toque a corda, lembro que são sete notas: C (dó), D (ré), E (mi), F (fá), G (sol), A (lá), B (sí), se repetindo indefinidamente, um teclado normal por exemplo possui quatro conjuntos dessas notas, ou seja são 4 C em tons diferentes. Na parte de cima do Violino estão as "Cravelhas", exatamente os trecos "pretos" que você vai girar para conseguir afinar, calma que na parte de baixo aonde encaixa as cordas existe como se fossem umas tarrachas, isso é conhecido como micro-afinador. Agora vem a dica, na corda que você deseja afinar solte o máximo que puder o micro-afinador, agora aperte delicadamente a Cravelha até chegar perto da nota desejada, por exemplo a mais grossa G (sol), tente conseguir um F (fá) ou mesmo um F# (fá sustenido), feito isso vá apertando a micro-afinação até conseguir o G (sol), deste modo minimizamos a perda das cordas. Lembro que as cordas são G-D-A-E.

3º Passo) Passar o breu no arco

Agora vamos a importância da resina (ou breu), o que faz o violino soar é o atrito entre a crina (do arco) e as cordas, o breu serve para "encerar" a crina e protegê-la desse atrito, então ele deve ser passado na crina e não nas cordas. Simplesmente, passe-o sem força e sem velocidade. Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=h6b0zHFxaec para entender como isso deve ser feito.

Agora já estamos prontos para tocar? Recomendo ainda que assista a esse vídeo (em língua espanhola) http://www.youtube.com/watch?v=sjtuFG1SivU&feature=related que lhe ensinará a segurar no arco e a praticar um pouco.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário