sábado, 8 de fevereiro de 2014

Décima Segunda Aula - Scarboroug Fair

Uma canção folclórica que tomou ares de popular quando Simon & Garfunkel resolveram cantá-la e torná-la um grande sucesso, originalmente Scarborough Fair é uma canção tradicional inglesa. O título desta canção se refere a Feira de Scarborough que é uma pequena cidade costeira na Inglaterra e era nos tempos medievais muito popular, atraia comerciantes e artistas de todo o país. A feira durava 45 dias e começava a cada 15 de agosto. Em 1600, águas minerais foram encontradas na cidade e a tornou uma cidade turística.

Na Inglaterra medieval, tornou-se uma canção folclórica popular com os Bardos a cantá-la enquanto viajavam de cidade em cidade. O autor da música é desconhecido, e existem muitas versões diferentes, vejamos um de seus versos:

Are you going to Scarborough Fair?
Parsley, sage, rosemary and thyme.
Remember me to one who lives there
For she once was a true love of mine.

Você está indo à feira de Scarborough?
Salsa, salvia, alecrim, e tomilho
Dê-me notícias de alguém que vive lá,
Ela outrora foi o meu verdadeiro amor.

Paul Simon aprendeu sobre a música, quando estava em uma turnê na Inglaterra, e ouviu uma versão de uma cantor popular chamado Martin Carthy. Quando Carthy ouviu a música acusou Simon de ter roubado seu arranjo. Carthy e Simon não se falaram até 2000, quando Simon pediu para Carthy se juntar com ele num show em Londres. Carthy colocou suas diferenças de lado e fez o show (neste link encontramos a música com o arranjo de Martin Carthy). E aqui temos o vídeo, obviamente com Simon & Garfunkel, com a interpretação desta canção:


Bom, agora só nos resta seguir os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 12 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo


0 comentários:

Postar um comentário