sábado, 15 de fevereiro de 2014

Décima Terceira Aula - Aleluia

Estamos na 13ª Aula, e para muita gente isso pode significar azar. Sou terrivelmente supersticioso, só que isso fez de mim uma pessoa que pesquisa e lê muito. Vamos imaginar o seguinte, não quero que os empregados da minha fazenda tomem o leite das vacas e sei que eles adoram comer manga, então simplesmente espalho que Comer leite com manga mata, é óbvio que tenho que adoecer e matar alguns para provar que a teoria é certa (e isso aconteceu realmente na época dos escravos). Não acredito em superstições tolas ou inventadas (gato preto, passar debaixo da escada, quebrar espelhos, entre muitas outras idiotices que ouvi falar). No caso do 13, como numerólogo acredito simplesmente que por ser um número de grande poder as pessoas inventaram que seu uso daria azar.

Na nossa canção "Hallelujah" que é uma música do cantor canadense Leonard Cohen, virou um sucesso após entrar no desenho Shrek, tanto que utilizaremos a do desenho, pois o ritmo original de Cohen é um tanto lento já a versão de John Cale ficou mais animada. Está música foi gravada por diversos artistas e em variados estilos. A primeira vez que a ouvi imaginei que era uma homenagem ao "Aleluia" de Hendel, mas ao traduzir a letra percebi que não tinha nada a ver. Tem mais a ver com um acorde secreto nas músicas do Rei Davi (que cantava ao Senhor) que permitia uma comunicação direta com Deus. No vídeo podemos acompanhar a tradução da letra:


Vamos então seguir os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 13 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Décima Segunda Aula - Scarboroug Fair

Uma canção folclórica que tomou ares de popular quando Simon & Garfunkel resolveram cantá-la e torná-la um grande sucesso, originalmente Scarborough Fair é uma canção tradicional inglesa. O título desta canção se refere a Feira de Scarborough que é uma pequena cidade costeira na Inglaterra e era nos tempos medievais muito popular, atraia comerciantes e artistas de todo o país. A feira durava 45 dias e começava a cada 15 de agosto. Em 1600, águas minerais foram encontradas na cidade e a tornou uma cidade turística.

Na Inglaterra medieval, tornou-se uma canção folclórica popular com os Bardos a cantá-la enquanto viajavam de cidade em cidade. O autor da música é desconhecido, e existem muitas versões diferentes, vejamos um de seus versos:

Are you going to Scarborough Fair?
Parsley, sage, rosemary and thyme.
Remember me to one who lives there
For she once was a true love of mine.

Você está indo à feira de Scarborough?
Salsa, salvia, alecrim, e tomilho
Dê-me notícias de alguém que vive lá,
Ela outrora foi o meu verdadeiro amor.

Paul Simon aprendeu sobre a música, quando estava em uma turnê na Inglaterra, e ouviu uma versão de uma cantor popular chamado Martin Carthy. Quando Carthy ouviu a música acusou Simon de ter roubado seu arranjo. Carthy e Simon não se falaram até 2000, quando Simon pediu para Carthy se juntar com ele num show em Londres. Carthy colocou suas diferenças de lado e fez o show (neste link encontramos a música com o arranjo de Martin Carthy). E aqui temos o vídeo, obviamente com Simon & Garfunkel, com a interpretação desta canção:


Bom, agora só nos resta seguir os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 12 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo