sábado, 29 de março de 2014

Décima Oitava Aula - Mais Tradições

Ansiava muito poder tocar essa música, pois afinal de contas este blog foi inspirado principalmente por este filme. Jerry Boch, seu autor, foi um grande compositor de musicais de sucessos da Broadway, entre eles, "Um Violinista no Telhado" (Fiddler on the roof). Por favor não se assuste com o vídeo, pois tocaremos apenas a primeira parte, mas optei por mostrar um vídeo na qual a Violinista toca a introdução completa do filme (acompanhada de uma orquestra).


Como na Décima Quarta Aula, também iremos treinar alguns Ritornellos, peço que tome o máximo cuidado com eles. Outra parte interessante da partitura é que as notas de muitas medidas são exatamente as mesmas, porém em uma escala mais baixa. Me resta dizer que se não viu este filme procure o mais urgente possível na sua locadora pois, junto com "O Violino Vermelho", quem ama o instrumento não pode deixar de maneira alguma de assistir.

Agora só nos resta seguir os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 18 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

sábado, 22 de março de 2014

Décima Sétima Aula - Clássicos - Bach

A partir desta aula, retomamos algumas lições com música clássica, não é questão de gostar ou não, a grande vantagem de tocarmos uma música clássica é treinar a velocidade e a troca das notas de uma maneira prazerosa. Nesta primeira música vamos aprender um pouco com Johann Sebastian Bach um compositor Alemão (em sua época ainda era o Sacro Império Romano-Germânico) que viveu entre 1685 e 1750.

A melodia que iremos executar é mais conhecida para quem estuda violoncelo e faz parte da "Violoncelo Suite No.1 em G maior" (como curiosidade é um total de 6 Suites - não, nenhum quarto ou cozinha), e esta primeira parte contém 7 movimentos, provavelmente o mais conhecido deles seja o primeiro movimento chamado de Prelúdio. Agora começam as diferenças, observe que a partitura está Ré (D) maior e não em Sol (G) maior, isso se deve porque nosso instrumento é o Violino e não o Violoncelo. Esta partitura não contém todo o movimento do Prelúdio original pois é apenas a primeira parte que nos interessa que possui uma grande variância sobre a escala e devemos observar que o arco se movimentará diversas vezes. No vídeo temos a violonista Irina Yonkova executando esta suite completa.


Agora só nos resta seguir os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 17 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

domingo, 16 de março de 2014

Décima Sexta Aula - Praia dos Ciganos

No filme "A Rainha dos Condenados" (Queen of the Damned) existe uma cena que é uma das mais impressionantes que já vi, os Vampiros Lestat e Marcus estão passeando na praia conversando sobre a impossibilidade de um vampiro se relacionar. Pai e filha, ambos ciganos, estão tocando em uma parte isolada da praia e Lestat, para contrariedade de Marcus, apanha um violino emprestado e se une para tocar com os ciganos.


Na partitura estão as partes essenciais da música e suas diversas variações tornando possível criar diversas combinações dos trechos. Utilize-a como forma de melhorar sua performance em trocas de velocidade e aprender realizar solos com o violino sobre uma base harmônica.

Vamos então seguir os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 16 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

domingo, 9 de março de 2014

Décima Quinta Aula - Tema da Vitória

Antes de começarmos desejo avisar que a apostila do curso ganhou uma nova versão, com mais algumas informações interessantes. O Tema da Vitória (aquele mesmo do Tan-Tan-Tan das tardes de domingo) é uma canção instrumental brasileira composta especialmente para as transmissões da Fórmula 1 pela Rede Globo e sem querer acabou virando uma homenagem a Ayrton Senna.

A ideia original dessa música era homenagear os pilotos que ganhassem o Grande Prêmio do Brasil, e foi tocada pela primeira vez na vitória de Nelson Piquet em 1983 e Alan Prost em 1984. Apenas em 1986 que a música foi executada apenas com a vitória de um brasileiro tais como a conquista do tricampeonato de Piquet em 1987 e os títulos de Ayrton Senna em 1988, 1990 e 1991. A música foi composta pelo maestro Eduardo Souto Neto e gravada pelo Roupa Nova.


No dia 01 de maio de 1994 o repórter Roberto Cabrini disse as terríveis palavras na televisão: "Morreu Ayrton Senna da Silva", e essa música que foi tantas vezes tocada em suas vitórias acabou virando uma homenagem, pois Ayrton merece ser sempre relembrado.

Vamos então seguir os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 15 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

sábado, 1 de março de 2014

Décima Quarta Aula - Selado com um Beijo

Não, provavelmente pelo título essa música não será reconhecida, e se nasceu depois dos anos 70 a chance de não reconhecê-la vai aumentar muito. Permita-me explicar, essa música foi um grande sucesso lá pela década de 60 nos Estados Unidos e depois veio para o Brasil com uma tradução um pouco diferente. Foi regravada por Luan & Vanessa com o título "Quatro Semanas de Amor" e depois regravada várias vezes com muitos artistas e em vários ritmos.

Deste modo, teremos que voltar um pouco a época dos Beatles (ou seja, era mais uma época para seus pais que provavelmente reconhecerão a letra), foi escrita por Peter Udell e Gary Geld e gravada por The Four Voices em 1960. O mais interessante é que até hoje existem artistas realizando regravações.


Um detalhe que devemos observar na partitura, existe um trecho de repetição (Ritornello) entre a segunda e a nona medida. Na primeira repetição devemos tocar a chave marcada com o Número 1 e na segunda vez desprezar essa medida e tocar a chave marcada com o Número 2 (antes de tocá-la ouça o arquivo de som disponível e acompanhe essa mudança). Mais informações pode ser obtida na apostila deste curso (veja aqui).

Vamos então seguir os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 14 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Décima Terceira Aula - Aleluia

Estamos na 13ª Aula, e para muita gente isso pode significar azar. Sou terrivelmente supersticioso, só que isso fez de mim uma pessoa que pesquisa e lê muito. Vamos imaginar o seguinte, não quero que os empregados da minha fazenda tomem o leite das vacas e sei que eles adoram comer manga, então simplesmente espalho que Comer leite com manga mata, é óbvio que tenho que adoecer e matar alguns para provar que a teoria é certa (e isso aconteceu realmente na época dos escravos). Não acredito em superstições tolas ou inventadas (gato preto, passar debaixo da escada, quebrar espelhos, entre muitas outras idiotices que ouvi falar). No caso do 13, como numerólogo acredito simplesmente que por ser um número de grande poder as pessoas inventaram que seu uso daria azar.

Na nossa canção "Hallelujah" que é uma música do cantor canadense Leonard Cohen, virou um sucesso após entrar no desenho Shrek, tanto que utilizaremos a do desenho, pois o ritmo original de Cohen é um tanto lento já a versão de John Cale ficou mais animada. Está música foi gravada por diversos artistas e em variados estilos. A primeira vez que a ouvi imaginei que era uma homenagem ao "Aleluia" de Hendel, mas ao traduzir a letra percebi que não tinha nada a ver. Tem mais a ver com um acorde secreto nas músicas do Rei Davi (que cantava ao Senhor) que permitia uma comunicação direta com Deus. No vídeo podemos acompanhar a tradução da letra:


Vamos então seguir os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 13 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Décima Segunda Aula - Scarboroug Fair

Uma canção folclórica que tomou ares de popular quando Simon & Garfunkel resolveram cantá-la e torná-la um grande sucesso, originalmente Scarborough Fair é uma canção tradicional inglesa. O título desta canção se refere a Feira de Scarborough que é uma pequena cidade costeira na Inglaterra e era nos tempos medievais muito popular, atraia comerciantes e artistas de todo o país. A feira durava 45 dias e começava a cada 15 de agosto. Em 1600, águas minerais foram encontradas na cidade e a tornou uma cidade turística.

Na Inglaterra medieval, tornou-se uma canção folclórica popular com os Bardos a cantá-la enquanto viajavam de cidade em cidade. O autor da música é desconhecido, e existem muitas versões diferentes, vejamos um de seus versos:

Are you going to Scarborough Fair?
Parsley, sage, rosemary and thyme.
Remember me to one who lives there
For she once was a true love of mine.

Você está indo à feira de Scarborough?
Salsa, salvia, alecrim, e tomilho
Dê-me notícias de alguém que vive lá,
Ela outrora foi o meu verdadeiro amor.

Paul Simon aprendeu sobre a música, quando estava em uma turnê na Inglaterra, e ouviu uma versão de uma cantor popular chamado Martin Carthy. Quando Carthy ouviu a música acusou Simon de ter roubado seu arranjo. Carthy e Simon não se falaram até 2000, quando Simon pediu para Carthy se juntar com ele num show em Londres. Carthy colocou suas diferenças de lado e fez o show (neste link encontramos a música com o arranjo de Martin Carthy). E aqui temos o vídeo, obviamente com Simon & Garfunkel, com a interpretação desta canção:


Bom, agora só nos resta seguir os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 12 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo


sábado, 25 de janeiro de 2014

Décima Primeira Aula - Da Vinci's Demons

Os atuais temas de séries são excelentes, tanto em argumento, efeitos especiais e principalmente o tema de abertura bem diferente da minha época (tais como o tema de Batman, lembra? Nanananananana), mas convenhamos que também são gerações muito diferentes. Essa nova geração de séries são mais voltadas para um público adulto, e uma dessas é "Da Vinci's Demons" que originalmente foi produzida pelo canal inglês Starz e aqui no Brasil pode ser visto na Fox.

A música tema desta série é incrível e, acredito que Bear McCreary realmente acertou a mão ao colocar a sequência de notas pois inclusive venceu o prêmio Emmy. Vejamos o vídeo com o tema de abertura:


A sequência musical é bem simples e dinâmica, toda escrita sobre uma base bemol, devemos apenas lembrar que B# (Si Sustenido) e C (Dó) são exatamente as mesmas notas, assim como Ab (Lá bemol) e G# (Sol Sustenido). Na partitura que compõe a aula observemos que foram feitas as respectivas trocas nos descritivos dessas notas. Deste modo, tentaremos manter as coisas simples.

Sigamos os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 11 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

domingo, 19 de janeiro de 2014

Décima Aula - O Senhor dos Anéis (The Shire)

Pessoalmente tive muito medo quando em 2001 um cineasta quase desconhecido chamado Peter Jackson resolveu adaptar para o cinema a obra máxima de J. R. R. Tolkien. Até aquele momento o máximo que existia eram desenhos animados, e quando entregaram a trilha sonora para o também desconhecido Howard Shore, pensei: "Ilumina-lhe meu São John Williams". E não é que deu certo, a trilha ficou simplesmente magnífica e devo confessar que rolam ainda muitas lágrimas toda vez que assisto a qualquer um dos três filmes.

A trilha sonora de "O Senhor dos Anéis" é um clássico para entrar na galeria das músicas fantásticas do cinema (junto com Indiana Jones e Star Wars). Vamos imaginar que temos a primeira visão do condado (terra fictícia dos Hobbits) com Frodo descansando tranquilamente embaixo de uma árvore então soam aqueles primeiros acordes, tudo é maravilhosamente inesquecível. O nome desta parte da trilha chama-se "The Shire" (O Condado), vamos primeiro assistir a sua execução:


Sigamos os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 10 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

PS. Caso deseje assistir a obra completa, clique aqui para acessar o vídeo disponível no YouTube

sábado, 11 de janeiro de 2014

Nona Aula - Os Miseráveis

A obra máxima de Victor Hugo, originalmente foi publicada em 3 de abril de 1862. E conta o conflito entre Jean Valjean e o inspetor Javert um homem dedicado a Deus e a lei. Em 1980 se tornou um musical muito bem sucedido com músicas espetaculares (é muito difícil nomear uma principal), já em 1987 foi parar na Broadway de onde nunca mais saiu. Já teve várias adaptações para o Cinema e a Televisão onde a mais famosa delas apareceu em 2012 com estrelas como Hugh Jackman e Russell Crowe nos papéis principais.

Em uma das cenas principais o inspetor Javert faz a promessa de capturar Valjean e levá-lo novamente a justiça. Prometendo aos céus e as estrelas fazer de tudo para conseguir. Não vou discutir aqui as opniões se Russell Crowe interpretou bem ou não a canção, o que sei é que esta é uma música que nos ensinará muito sobre as mudanças para o sustenido (aquele meio tom abaixo da nota principal, sempre representado por um #).

Nesta apresentação da música veremos a interpretação de Philip Quast em um concerto para comemorar o 10º Aniversário do Musical:


Sigamos os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 09 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

domingo, 5 de janeiro de 2014

Oitava Aula - O Jogo de Tronos

O primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo chama-se "Game of Thrones" (Jogo de Tronos, traduzido no Brasil para "A Guerra dos Tronos"), é um mundo fantástico criado por George R. R. Martin. Quando o canal HBO criou uma série de televisão também a chamou com mesmo título e criou uma fantástica abertura, com um mapa e maquetes que montam as cidades representadas. A trilha sonora ficou a cargo de Ramin Djawadi (que também foi responsável por trilhas como: Piratas do Caribe, Clash of the Titans, Homem de Ferro e Pacific Rim).

No vídeo com a música, veremos uma versão com a apresentação das capitais nordestinas que foi produzido por R.M. Goettenauer, um excelente trabalho.


Note que a música da abertura é bem simples, são apenas 6 notas que variam em suas escalas, por esse motivo tive que mudar a iconografia utilizada na apostila para representar as notas para também representar as escalas. O mais interessante é que nessa música podemos treinar a variação das mesmas notas mais graves e mais agudas. Sigamos os passos para tocá-la:

1º) Afine seu instrumento (conforme a postagem Afinações)
2º) Fazer o aquecimento (conforme a postagem Iniciar a prática)
3º) Baixe e imprima a apostila que preparei com a música: Aula 08 (arquivo de som)

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo